DÉCIMO DIA DO MÊS DE MARIA.

Resultado de imagem para nossa senhora de fatima centenario

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Eis-nos chegados ao décimo dia do mês de Maria. Quanto não seremos felizes, se tivermos sido fieis em tributar-lhe todos os dias nossos cultos, como nos tínhamos proposto! Quanto não terá sido sensível seu coração maternal a estes testemunhos de nosso amor, tantas vezes reiterados! Que tesouros de graças não devemos esperar d’esta terna Mãe, se continuarmos no decurso de todo este mês a honra-la e a invoca-la com um fervor sempre novo! Procuremos pois hoje reanimar em nossos corações os sentimentos de confiança e devoção para com a Santíssima Virgem. Poderemos empregar para este fim as seguintes práticas:

1.ª Examinar como temos passado esta primeira dezena do Mês de Maria, e humilhar-nos pelas omissões, de que nos reconhecermos culpados;

2.ª Propôr-nos servir a Mãe de Deus com mais fidelidade durante esta nova dezena, e prever o que faremos para a honrar, e para lhe agradar;

3.ª Fazer uma nova distribuição de bilhetes, e aplicar-nos com mais zelo à prática da virtude, que tirarmos por sorte;

4.ª Fazer hoje alguma boa obra extraordinária em honra a Maria, tal como uma esmola mais considerável, uma ação de caridade, uma prática de humildade ou de mortificação mais contrária à natureza;

5.ª Rezar com particular devoção o ofício da Santíssima Virgem, ou o da Imaculada Conceição, ou o Rosário, ou a Corôa, ou os sete gozos, ou qualquer outra oração.

6.ª Comungar neste dia, ou ao menos no Domingo mais próximo, segundo o conselho do confessor, afim de nos reanimarmos no amor de JESUS e de Maria.

Estas santas práticas podem servir para o vigésimo dia do mês, que deve ser também outra época de uma renovação geral no fervor.

MEDITAÇÃO

Sobre a Saudação Angélica.

O Anjo Gabriel congratula a Maria.

1.º Por suas excelentes prerrogativas;

2.º Por sua união íntima com Deus;

3.º Por sua elevação acima de todas as criaturas.

Resultado de imagem para SAUDAÇÃO ANGELICA ANGELUS

PRIMEIRO PONTO

O Anjo congratula a Maria por suas excelentes prerrogativas: Ave, gratia plena;salve, ó cheia de graça. Com estes termos saúda o Espírito celeste a Santíssima Virgem, como embaixador da augusta Trindade, para lhe anunciar a mais importante, a mais feliz de todas as notícias, isto é, a Encarnação do Verbo. Cheio de veneração e respeito para com aquela, que já considera como sua soberana, o Mensageiro celeste não a chama pelo seu nome; mas apelida-a cheia de graça , o que encerra o mais completo elogio, e tudo quanto se pode dizer mais glorioso em sua honra. Com efeito esta Virgem admirável era cheia de graça por todos os modos; em seu espírito, em seu coração, em sua memória, em seus afetos, palavras e obras. Possuía em supremo grau a graça, santificante, as graças atuais, as virtudes sobrenaturais, os dons do Espírito Santo; a esta plenitude excedia todos os dons celestes de todos os Anjos e santos juntos. Unamo-nos ao Enviado celeste, e penetrados dos mesmos sentimentos, congratulemos a nossa terna Mãe pelos tesouros espirituais, com que a enriqueceu a mão do Criador. Peçamos-lhe que tenha piedade de nossa miséria, e que nos faça participantes das graças preciosas, de que ela é cumulada, e das quais Deus a constituiu dispensadora em favor dos homens.

SEGUNDO PONTO

O Anjo congratula a Maria por sua união intima com Deus: O Senhor é convosco, lhe diz:— Dominus tecum. É convosco, não só por sua presença e providência, como é com todas as outras criaturas, ou por sua graça e amor, como é  com todos os juntos; mas é convosco de um modo mais íntimo e mais especial, com uma ternura particular. Quer apertar ainda mais os sagrados laços, que a ele vos unem; vosso Coração, já consagrado, santificado por sua presença, vai ser um templo vivo, onde o próprio Santo dos santos estabelecerá sua morada; um santuário, onde habitará corporalmente, e onde será ao mesmo tempo encerrada a plenitude da sua divindade e a da sua humanidade. Nós em certo modo participamos da ventura da Santíssima Virgem, quando nos achamos em estado de graça; Deus se apraz de habitar em nossa alma; chega até a declarar-nos, que nela encontra as suas delícias. Porém, quando a manchamos pelo pecado mortal, Deus a abandona, e a entrega ao demônio. Que terrível desgraça! Ah! peçamos à Virgem Maria, que dela nos preserve para sempre.

TERCEIRO PONTO

O Anjo congratula a Maria por sua elevação acima de todas as criaturas: Vós sois bendita entre todas as mulheres;Benedicta tu in mulieribus. Sois favorecida e privilegiada sobre todas as criaturas. Semelhante ao lírio, que nasce no meio dos espinhos, só vós fostes preservada da mancha do pecado; só vós sois pura, imaculada, e ornada com todas as virtudes. Assim como Eva atraiu sobre os homens todas as maldições, vós atraístes sobre eles todas as bençãos do Céu. Os Anjos, os homens, todas as criaturas vos bendirão, e vos darão mil louvores. Permiti ó minha Santíssima Mãe, que una minhas fracas adorações às de vossos fieis servos, e que celebre vossas grandezas todos os dias da minha vida, até que alcance a ventura de vos bendizer, louvar e amar, como espero por toda a eternidade.

ORAÇÃO

Ó minha Soberana! ó Mãe do meu Salvador! vós sois bendita entre todas as mulheres; sois a mais pura das Virgens, a mais perfeita de todas as criaturas; e todas as gerações por excelência vos chamam bem-aventurada. Permiti que, unindo meu pequeno brado a este concerto admirável, que de todas as partes se eleva e entoa a vossa glória, eu publique vossas grandezas, quanto me for possível publica-las; que vos ame, quanto poder amar-vos; que vos invoque, quanto me achar em estado de invocar-vos; que contribua para vos fazer honrar, quanto minhas forças, meu zelo, e meu amor para isso poderem contribuir. Quisera ver todo o universo prostrado a vossos pés, todos os corações abrasados em vosso amor, para que todos chegassem a amar vosso divino Filho, como vós o amastes neste mundo, e como o amareis para sempre no Céu. Ó minha Mãe amabilíssima, peço-vos instantemente esta graça, por muito que seja indigno de obtê-la.

(Novíssimo Mês de Maria ou Mês das flores, dedicado À Virgem Santíssima. Páginas 195 à 201)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s